Por que meu hotel dá prejuízo?

27/10/2015 (Ou por que meu lucro diminuiu?) Em minha empresa, frequentemente recebo hoteleiros que me abordam com uma "simples" questão:
- Por que meu hotel dá prejuízo?

Em quase todas as vezes que escuto esta questão, a frase seguinte é; "antigamente as coisas iam bem, mas nos últimos tempos a situação foi ficando cada vez mais difícil e, de repente, quando fui ver, eu estava no vermelho."

Pois é, podem acreditar, mas estas questões chegam a mim numa frequência muito maior do que vocês imaginam. E já que estamos em tempos de crise, e as coisas não estão fáceis pra ninguém, vamos dar um passeio pelas questões mais frequentes na " fabricação" do prejuízo em uma operação hoteleira.

Motivo 1- Alavancagem - há empreendimentos que, por questões diversas acabaram por entram em cirandas de crédito bancário, e esta prática elevou endividamento do negócio. Em hotelaria existem algumas maneiras de virar devedor. As mais frequentes são: adiantamento de recebíveis em cartão de crédito, adiantamento de duplicatas emitidas a operadoras de turismo, empréstimos bancários para manutenção de capital de giro e tomada de financiamento para reformas ou ampliações.

Motivo 2 - Descontrole nas Contas a Pagar - nenhuma das práticas acima seriam nocivas se não houvesse este tal descontrole nas contas a pagar. E quando eu digo descontrole, eu me lembro de casos de hotéis que pagam contas pessoais da família de seu proprietário, hotéis que investem em estruturas que não vão gerar receita, e portanto são apenas fonte de despesa, descontrole nas compras, na gestão de estoques, na cadeia de fornecedores, etc.

Há também proprietários que insistem em manter uma gama de serviços deficitários apenas para alcançar um certo nível de conforto, mas não pensam que o nível de conforto que ele está proporcionando ao hóspede vai ser tirado dele próprio em algum momento.

Motivo 3 - Política Comercial - um hotel é uma empresa. Toda empresa vende alguma coisa. Hotel vende diárias. A diária é a sua fonte de receita. Simples este raciocínio não?

Pois é, partindo dele, chegamos à conclusão de que um hotel não pode dar muitas cortesias, que hotel não pode fazer permutas para que alguém apareça em uma revista, que parentes e amigos do dono são hóspedes também e que por isso também devem ser cobrados, entre outras.

Motivo 4 - Os Tempos Mudaram - E tem gente que não percebeu. Quando eu digo novos tempos eu digo basicamente. Concorrência maior, margens menores, mão de obra mais cara, sindicatos mais exigentes, tributos aumentados, comissões ao trade crescendo, nível de exigência do hóspede cada vez maior, comércio virtual, avaliações de seu hotel em tempo real, redes sociais, exposição muito maior, etc, etc, etc... Você está preparado para todas estas mudanças?

Olhando apenas estes quatro motivos, que expus de maneira muito rasa, dá deu para ter uma pista da razão do prejuízo, ou da queda do lucro de seu hotel?
Compartilhe: