Preciso diminuir as despesas de meu hotel. Como faço isso?

28/01/2016 Ajustando as contas. Não vamos começar este nosso artigo semanal falando de crise, pois já há muita gente bem mais preparada que eu falando; e todos nós estamos sentindo seus efeitos.

Nesta semana vamos falar um pouco sobre algo pior que a crise! Sim, existe algo pior que a crise, que é o momento em que a ela se somam fatores como o fim da alta temporada para os hotéis de lazer, a alta dos tributos cobrados pela atividade hoteleira e, para completar, as despesas de seu hotel que insistem em ficar acima daquilo que você gostaria.

Por que será que é tão difícil conter as despesas de um empreendimento hoteleiro? Bem, são inúmeros os fatores que contribuem para despesas altas, mas em minhas andanças por aí, conhecendo a gestão de muitos empreendimentos independentes, posso citar algumas "gorduras" que frequentemente aparecem no balanço de despesas destes empreendimentos. Algumas não tão óbvias.

A coisa mais difícil de encontrar na hotelaria independente, é um empreendimento que faça um planejamento orçamentário futuro. Eu sempre digo que se grandes multinacionais fazem seus orçamentos, administradoras hoteleiras fazem seus orçamentos os aprovam em assembléias, e até condomínios residenciais usam este recurso, é porque ele deve funcionar. Ter uma meta de gastos auxilia e muito na gestão das despesas. Ainda dá tempo de fazer um orçamento para 2016.

Mas, quando enfim encontramos um hotel que tenha seu orçamento elaborado, o desafio é achar algum que cumpra este orçamento. Neste ponto há que se dizer; se não vai cumprir, nem perca seu tempo fazendo, mas saiba que seus gastos vão aumentar.

Manutenção atrasada; hotéis saudáveis são hotéis que constantemente estão com alguma reforma, manutenção ou modernização. Não adianta "esperar um pouco pra pintar aquele quarto". Manutenção adiada acaba ficando mais cara e, pior, o hóspede percebe a falta de cuidado, e aí o barato fica ainda mais caro.

Ter uma equipe enxuta certamente ajuda a economizar. Mas, para ter uma equipe enxuta, é preciso que ela seja competente, e para isso é fundamental investir em treinamento. O que se gasta para treinar um funcionário é muito menos do que se gasta para ter dois funcionários sem treino algum que vão fazer o mesmo serviço que aquele "um" bem treinado fazia.

E funcionários bem treinados evitam demissões e pagamentos de rescisões trabalhistas.

Gestão de compras e estoques.
Hotéis independentes precisam agir com profissionalismo. Fazer compras para um hotel não é como ir ao supermercado para suprir sua casa. E cuidar de como estas compras serão utilizadas pelos setores do empreendimento, evitando desperdícios, é fundamental para a saúde financeira do hotel.

Gestão financeira.
Antecipou recebimento de cartão? Está usando o dinheiro ganho na alta temporada pra pagar dívidas antigas e assim poder começar a fazer novas dívidas? Qual é o custo do dinheiro da empresa?

Perceberam quantos pontos podem ser atacados para diminuir as despesas de um empreendimento? E estes citados acima são uma pequena parte. Sempre há pontos a economizar e sempre há enxugamentos a fazer, sem que o serviço piore por conta disso.

Esta é uma das razões da existência de nossa empresa. Nós ajudamos a saúde financeira de seu hotel.
Compartilhe: